Coordenador : Edilberto José de Macedo Fonseca
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389609.2199.246211.16022023
Departamento/Setor: RAE
Área Temática : Cultura
Tipo: Projeto
Publico Alvo : A Revista pretende ampliar o papel que tem exercido atingindo uma ampla gama de público, seja por encontros e apresentações no Campus de Rio das Ostras, seja por meio de ambiente virtual. Prioritariamente, o objetivo é consolidar o atendimento à comunidade local de Rio das Ostras e regiões adjacentes. Contudo por meio das parcerias interinstitucionais e da difusão via internet o alcance vem se dando de fato de modo muito mais amplo do que aquele que ocorre somente presencialmente.
Local de atuação: Mensalmente ocorrerão encontros presenciais nas instalações do Instituto de Humanidade e Saúde/IHS no Campus Universitário de Rio das Ostras e também paralelamente reuniões online.
Objetivo
Objetivos Gerais: Consolidar-se como espaço para a realização de pesquisa, curadoria, elaboração, difusão e armazenamento de produções audiovisuais e midiáticas que vem sendo disponibilizadas via rede mundial de computadores e que reflitam os trabalhos acadêmicos conduzidos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão por docentes, discentes e instituições parceiras do presente projeto. O projeto, previsto para ter três etapas, foi conduzido entre abril e dezembro de 2022, e pretende agora avançar para etapas subsequentes a serem propostas. Tendo já se consolidado como um espaço virtual, a Revista Arte & Cultura, pretende ampliar o alcance da do levantamento e da curadoria das iniciativas artístico-científicas conduzidas até o momento, prosseguindo com o mapeamento das produções realizadas. Esse trabalho de pesquisa é fundamental para subsidiar as atividades da Revista e direcionar o conteúdo midiático a ser elaborado e divulgado. Na segunda etapa, e alinhados ao objetivo geral do projeto, prevemos os seguintes seguintes objetivos específicos que conduzirão as ações: 1) Prosseguir com a elaboração e difusão de uma programação mensal online por meio de conteúdos virtuais e materiais (lives, entrevistas, blogs, podcasts, e publicações variadas) sobre o campo da produção cultural; 2) Ampliar o site do projeto de modo a acomodar um base de dados sistematicamente organizada, onde estejam armazenadas dos produtos veiculados e que abrigue conteúdos relativos aos curso de Produção Cultural e de links para as instituições parcerias. Essa base de dados sistematizada pretende abrigar trabalhos acadêmicos e não-acadêmicos sobre produção cultural do estado do Rio de Janeiro e, mais especificamente, da Baixada Litorânea, e se amplie por meio da prática de pesquisas de campo que utilizem metodologias da história oral com a realização de gravação de depoimentos de artistas, cientistas, produtores, gestores e agentes culturais; 3) Elaborar um Relatório Final.
Resumo
A Revista Arte & Cultura R.O. configura-se como ação extensionista no âmbito do curso de Produção Cultural do Departamento de Artes e Estudos Culturais de Rio das Ostras que criou canais de difusão que tem permitido promover a divulgação através das redes sociais a produção científica e cultural de professore/as, estudantes do curso e do/as participantes de instituições parceiras do projeto. A Revista tem realizado a divulgação das produções científicas e culturais dos projetos de ensino, pesquisa e extensão por meio da elaboração de produtos midiáticos que podem ser utilizados e aplicados em processos pedagógicos. A ideia central é que a Revista mensal como canal virtual online (https://artecultura.uff.br/) amplie sua atuação abrigando podcasts, lives e outras ferramentas e dispositivos virtuais, produzindo séries de debates e publicações sobre temáticas variadas e pertinentes ao campo da cultura. Pretendemos que a Revista, abrigada num domínio da Universidade Federal Fluminense, se consolide como espaço de articulação entre plataformas virtuais para que as produções e materiais produzidos possam ser melhor compartilhados ficando à disposição da comunidade acadêmica. O propósito buscado é o de fazer da Revista espaço de referência e consulta para a comunidade acadêmica, disponibilizando materiais diversos que permitam sua utilização na promoção da ampliação de redes de intercâmbio com instituições parceiras, bem como melhor sistematizando o conhecimento produzido dentro do campo da Produção Cultural no Brasil.